domingo, 31 de julho de 2011

Batata, o vilão da mesa, será mesmo?

De origem andina a batata é um dos alimentos mais consumidos no mundo todo, e a idéia geral de que é um alimento “engordante” na verdade não procede. Uma olhadinha nessa tabela de calóricos dá uma idéia aproximada de que o que é engordante na batata é tudo o que não é batata...
*batata inglesa cozida 100gr 52 cal.
*batata inglesa crua 100gr 64 cal.
*batata inglesa sauté 100gr 68 cal.
*batata inglesa FRITA 100gr 267 cal.
Tubérculo rico em carboidrato a batata possui baixa quantidade de gordura e é rica em vitaminas do complexo B e C, fósforo, ferro, potássio, cálcio e amido que é a mais importante fonte de carboidratos numa dieta equilibrada. Como alimento energético ajuda a manter o calor necessário ao corpo durante o inverno, o mesmo é verdadeiro em relação a outras raízes que abundam nessa temporada. No Brasil as temperaturas variam muito durante o inverno e se em alguns lugares as temperaturas atingem níveis glaciais noutros o inverno é apenas um trimestre a mais no calendário, por isso é muito difícil precisar a temporada exata de certos alimentos, aqui quase tudo floresce o ano inteiro, mas não em uma única região, e, portanto, alimentos mesmo os não importados de outros países muitas vezes têm que empreender longas viagens num território enorme como é o brasileiro o que implica em que alimentos tenham que ser colhidos antes de estarem completamente maduros para agüentar longas distâncias sem perecer, isso compromete o sabor e as propriedades desses alimentos que não desabrocham completamente e ficam expostos, ainda que cobertos, a visitas indesejáveis, inclusive de alguns roedores... Lave muito bem tudo o que for consumir mesmo o que vai ser descascado e dê preferência aos alimentos que estão em alta na sua região ou em regiões próximas de onde mora, a oferta abundante de certos alimentos durante uma estação é uma boa indicação de safra e existem tabelas que podem ser consultadas para esse fim, os alimentos da estação podem ser aproveitados como sugerimos no livro Da Colheita para a Mesa. Não faço apologia ao vegetarianismo, essa foi uma opção pessoal, mas acho que é interessante experimentarmos coisas novas e acrescentarmos, talvez, como coadjuvante de nossa dieta regular um prato vegetariano ou até mesmo tentar uma segunda feira sem carne sugerida no livro, a diferença vai ser notada tanto no paladar quanto na digestão, dito isto, uma receitinha rápida para a hora do almoço que se aproxima!


Batata rústica

Ingredientes por pessoa:

1 batata inglesa grande com casca bem lavada
50 gr de cogumelo paris fatiado
1 abobrinha pequena bem lavada e cortada em cubinhos
2 a 3 dentes de alho picados
Azeite
alecrim fresco
1 cl de chá de sal grosso
1 cl de chá de vinho branco adocicado (opcional)

Preparo:

Pincele uma forma com azeite, corte a batata em rodelas horizontais de 1 centímetro e disponha sobre a forma cobrindo tudo com um fio de azeite, sal e alecrim, leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que tenham dourado. Numa frigideira refogue o alho no azeite e acrescente a abobrinha, doure e em seguida acrescente os cogumelos, mexa com cuidado por 5/10 minutos, acrescente o vinho e tampe por 1 ou 2 minutos.
Retire a batata do forno e arrume em camadas (pode ser arranjado dentro de uma aro culinário, semelhante a um cortador de biscoito maior, são vendidos em 5 ou 6 unidades de diversos tamanhos) começando pelas batatas e terminando com o refogado. Se quiser, quando for servir, atravesse por cima um ramo fresco de alecrim e salpique com lascas de queijo (raladas em descascador de batatas).

Minha sugestão é de que seja acompanhada por chalotas carameladas ( página 102 do Da Colheita para a Mesa) e tiras de cenoura ( cortadas em descascador de batatas) salteadas ligeiramente em azeite e para fechar uma maçã assada com especiarias( página 144). Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário