sábado, 26 de maio de 2012

Banana para o almoço de Domingo



A banana-da-terra em algumas regiões é conhecida como banana-chifre-de-boi, banana-comprida ou pacovan, são as maiores bananas conhecidas podendo chegar a 500 gramas a unidade, são ricas mais em amido que açúcar e boas para cozimento e para assar. De todas as espécies, das cerca de cem, é a que contém mais vitaminas A e C.  
A banana tem origem na Ásia e embora algumas espécies selvagens já crescessem em solo brasileiro, os portugueses trouxeram outras espécies que foram domesticadas e o clima tropical fez o resto. No Brasil é a fruta mais popular e a segunda mais produzida. Aparentemente a banana é a fruta mais antiga do planeta e aparece em escritos budistas datados de 600 a.C.


Involtini de banana da terra

Ingredientes:

1 banana da terra quase madura
2 a 3 abobrinhas
1 cl de chá de manteiga ou gotas de azeite de trufas (opcional)
azeite
alecrim
2 cls de sopa de queijo parmesão
sal a gosto
passata de tomates
parmesão

Preparo:

abobrinha

Lave bem a abobrinha e fatie com um descascador de batatas e tiras finas, cubra uma forma com papel manteiga, disponha as fatias de abobrinha, cubra com alecrim e um fio de azeite, asse por 10/15 minutos ou até que as pontas escureçam.

purê de banana

Lave bem a casca da banana, corte as pontas e leve para cozinhar em água ligeiramente salgada com um pau de canela e um cravo. Quando estiver macia, descasque com o auxilio de um garfo, amasse bem, adicione algumas gotas de azeite de trufas misture bem e acrescente 1 ou 2 colheres de molho roux e o parmesão, reserve.

molho roux

Ingredientes:

1cl de sopa de farinha de trigo
1cl de sopa de manteiga
250 ml de leite
1 pitada de sal
1 pitada de noz moscada


Preparo:

Dilua a farinha em um pouco de leite frio mexendo para dissolver bem. Acrescente o restante do leite, a manteiga, sal e noz moscada e leve à fervura em fogo brando, até que atinja consistência de mingau. Aplique quando esfriar.

Passata de tomates

Ingredientes:

10 tomates bem maduros
Azeite
Orégano fresco
galho de alecrim
4 cabeças de alho picado
1 cravo
30 ml de vinho tinto de boa qualidade
Sal
1 talo de aipo (salsão) bem lavado


Preparo:

Para descascar os tomates acomode-os em peneira de nylon e despeje 1litro de água fervente, puxe a pele quando esfriar tire as sementes e refogue no azeite e alho, tampe a panela por alguns minutos e deixe em fogo brando. Quando começar a aguar junte o orégano, alecrim, cravo, e o talo de aipo. Mantenha o fogo brando e mexa até reduzir aproximadamente 1/3 do caldo. Retire do fogo e deixe esfriar antes de processar bem todos os ingredientes. Coe em peneira de nylon e retorne ao fogo brando. Adicione o vinho e tampe a panela. Desligue o fogo e deixe o vinho apurar, salgue a gosto.



Montagem:

Faça pequenos rolinhos recheados com o purê, arranje em refratário, cubra com a passata de tomates e o parmesão ralado, leve para gratinar e sirva com salada verde e vinagrete de maracujá.

vinagrete de maracujá

ingredientes:

suco de 1 maracujá
suco de 1 laranja
suco de ½ limão siciliano
pimenta ralada
1 pitada de sal
1 cl de sobremesa de mel

preparo:

bata todos os ingredientes e aplique

Nenhum comentário:

Postar um comentário