domingo, 25 de agosto de 2013

My kingdom for a cuppa with Scones!






Scones são bolinhos especiais para o chá da tarde, a versão doce acrescida ou não de frutas secas é a mais tradicional que evoluiu para outras receitas, inclusive salgadas. Na versão original o scone é servido com clotted cream, lemoncurd e geleia de morango. Sua provável origem é escocesa, porém como a primeira receita escrita de que se tem notícia remonta à Eneida, poema épico de Virgilio (1513). São várias as versões para a escolha de seu nome, uma delas atribui a Stone (scone) of Destiny, nome da pedra onde os reis escoceses eram coroados.
O creme que acompanha o scone, o clotted cream ou clabber cream (palavra arcaica que significa despensa, onde provavelmente era guardado para “coagular”/clott) é um creme maturado das regiões de Devon e da Cornuália no sudeste da Inglaterra, e é obtido de leite com alto teor de gordura, no mínimo 55% gordo. Tradicionalmente o leite é fervido e a gordura que fica na superfície durante a fervura retirada e aquecida em panelas rasas de cobre por aproximadamente uma hora ou até que o creme venha à superfície formando pequenos coágulos, a consistência final é semelhante a da manteiga, mas o sabor é cremoso e delicado. Esse mesmo creme é fabricado por outros povos e utilizado de outras maneiras, na Índia ele é o malai, no oriente médio kajmak e na Mongólia o öröm que engrossa o chá salgado.
O lemon curd é uma geleia espessa e consistente feita de limão e tão tradicional quanto a geleia de laranja confeccionada com raspas, a famosa marmalade inglesa, ao curd às vezes são acrescentados ovos, manteiga ou creme de leite grosso para criar um crème pâtissier usado nas tortas de frutas ou como recheio de massas doces, mas é a geleia de morango que junto com o clotted cream acompanham os scones.

Scones simples

Ingredientes:

50gr de manteiga
250 gr de farinha com fermento
30 gr de açúcar
1 pitada de sal
150 ml leite
 

 Preparo:

Misture a farinha e o sal e a manteiga, acrescente o açúcar e o leite até obter uma massa de boa consistência para uma ligeira sova em superfície enfarinhada. Abra em formato esfera com aproximadamente dois centímetros de altura e corte com aro ou cortador de biscoitos de cinco centímetros, disponha os pãezinhos em forma untada pincele um pouco de leite sobre cada um e leve e leve para assar em forno quente pré-aquecido por 10/15 minutos ou até que estejam crescidos e dourados, deixe esfriar em uma grade de inox antes de servir. Se quiser, a essa receita podem ser acrescidas frutas vermelhas desidratadas ou passas.
No Brasil é improvável encontrar um creme que seja comercializado sem pasteurização e com o teor de gordura necessário para se preparar o clotted cream, segue a receita abaixo que se aproxima da original.

Clotted cream

Ingredientes: 

1/2 xc de iogurte grego bem espesso
1/2 cl de chá de extrato de baunilha
1/2 xc de creme de leite gelado e dessorado
2 cls de sopa de açúcar de confeiteiro

 Preparo:

Coloque uma vasilha de inox na geladeira por uma hora e misture nela com uma batedeira a baunilha e o creme de leite, acrescentando o açúcar aos poucos até formar um creme bem consistente.com a ajuda de uma colher misture delicadamente o iogurte e sirva com os scones ainda quentes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário