sexta-feira, 8 de outubro de 2010

veio do http://inagracindo.blogspot.com ? essa estória começa lá

As ervilhas serviram a Johann Gregor Mendel para as experiências que o levaram à descoberta das leis da herança biológica, hoje conhecidas em todo o mundo como leis de Mendel, mas é claro que nem minha mãe e nem as mães da vizinhança estavam preocupadas com essas teorias quando nos faziam engolir a sopa quente de ervilha que durante anos me causou náuseas só de sentir o cheiro!Boa fonte de sais minerais, fósforo, cálcio, potássio ferro, bons na formação dos ossos, dentes e sangue, tem alguma vitamina A e vitaminas do Complexo B, que promovem o crescimento e estimulam o apetite! Era tudo o que elas queriam; filhos gordinhos! Mas minha mãe ultrapassava todas as regras de conduta materna quando me contava histórias lacrimogênicas, logo eu, criança tão sensível que por qualquer pequeno drama se derretia e abria a boca num choro logo completado por uma colherada de sopa, e ela entusiasmada continuava o drama até que eu limpasse todo o prato. Durante quantos anos não pude sentir nem o cheiro? Meu amor por ervilhas é recente, aprendi com o filho mais moço, que já não é mais tão moço...Se me arrependo? Muito! Mais do que todo o conteúdo de saúde a ervilha é uma pérola delicada de sabor e textura muito sutis. Hoje sou fã da sopa, do purê com hortelã picado, das batatinhas assadas com alecrim, dentes de alho e ervilha, do patê, delas misturadas com pequenas cebolas carameladas no melado e suco de laranjas... Ah, a relação com a história do outro blog? A constatação de que um ponto de vista é só isso; um ponto de vista apenas.

Sopa de ervilhas com croutons de pimenta

Para a sopa

Ingredientes:

2 xícaras de ervilhas secas
500 ml de água
200 ml de leite ou iogurte natural
1caldo vegetal (opcional)
Sal e pimenta ralados a gosto
1 cl de sopa de queijo tipo boursin natural
Azeite
Hortelã fresca picada

Preparo:

Em fogo brando cozinhe as ervilhas na mistura de água e leite com o caldo vegetal até que as ervilhas quase desmanchem, tempere e processe se quiser obter uma mistura cremosa ou deixe os grãos aparentes. Sirva cobrindo com um fio de azeite e guarneça com uma colherada do queijo tipo boursin, salpique o hortelã sobre o queijo, sirva fria ou quente.

Para o crouton

Ingredientes:

Fatias de pão de forma descascadas
5 cls de sopa de azeite
Pimenta do reino ralada

Preparo:

Corte as fatias de pão em cubinhos homogêneos, salteie em frigideira regada com azeite, rale a pimenta do reino sobre o crouton e mexa levemente até obter cubinhos quase torrados.

3 comentários:

  1. Nem sabia que você tinha um blog, Ina! Eu passei a segui-lo. O meu é o pemalodro.blogspot.com
    Eu não sei cozinhar, minha maior frustração! Só sei costurar e fazer crochet.
    Beijo.
    Ana Carmen (Pema Lodrön)

    ResponderExcluir
  2. Espertinha asua mãe, hein? A minha era mais heavy-metal: COME ANA CARMEN!!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro sopa de ervilhas! A sua deve ser otima, vou experimentar!

    ResponderExcluir