terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Alimentação voltada para a beleza, saúde e rejuvenescimento

Os radicais livres são um tema estudado já há muitos anos por cientistas, nutricionista e pela indústria cosmético/farmacêutica como forma de deter e reverter os estragos produzidos pelas próprias células de nosso corpo, quando o oxigênio que converte os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia é queimado. Além da questão metabólica, existem também fatores externos que contribuem ativamente no aumento da formação dessas moléculas, e dentre eles temos a poluição, radiações, o cigarro, o álcool, pesticidas, corantes e conservantes, hormônios encontrado nos alimentos de origem animal, gorduras saturadas e estresse. Mas os radicais livres não são vilões simplesmente, eles têm um papel importante no combate a inflamações, matando bactérias e controlando o tônus dos músculos lisos.
Através de uma alimentação equilibrada e rica em ACE, vitaminas A, C e E, betacaroteno e selênio, os antioxidantes, podemos proteger o organismo mantendo-o mais jovem e saudável.

Vitamina A-
fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados desnatados

Vitamina C-
abacaxi, acerola, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão(aipo) pimentão, tangerina e tomate

Vitamina E-
abacate, amêndoa, avelã, azeite de oliva, castanha-do-pará, cereais integrais, gérmen de trigo, pães integrais e repolho.

Betacaroteno-
pró-vitamina A: abóbora, agrião, batata-doce, brócolis, cenoura, couve, damasco, espinafre, mamão, melão, pêssego e tomate

Selênio-
peixes, castanhas e grãos


Prefira sempre os alimentos frescos e orgânicos, evite os congelados já prontos que em geral vêm cheios de química e que têm pouca vitalidade. Onde for possível, diminua o excesso de produtos animais. Coma colorido e um pouco de cada coisa e aprenda a deixar no prato o que pode ser um excesso. Não importa que nossa mãe tenha dito que isso não se faz. Não se fazia, mas agora se faz! Quando se desesperar por um doce, lave uma banana com casca, dê um corte longitudinal, salpique canela, um pouco de suco de laranja e raspas da casca, leve ao forno baixo até cheirar muuuuito bem. Desosse uma maçã, coloque um pau de canela dentro, suco de laranja misturado a uma colherinha de geléia de pimenta, um pouco de curry e leve pra assar em fogo baixo. Beba águas com gás, sem gás, de coco, chás frios e mornos, se hidrate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário