terça-feira, 1 de dezembro de 2009

VEGGIE CHIC

Em 1997 me formei na escola Cordon Vert em Cheshire, Inglaterra,
uma escola especializada em gastronomia vegetariana.
Pouco tempo depois Dudu Meckelburg dono do HBD SPA na Barão de Jaguaripe me convidou para ser sua sócia num pequeno café, e assim nasceu o Café Vert no coração de Ipanema. Acho que o nosso foi o primeiro Café quase totalmente orgânico, com cardápio sazonal (trimestral), no Rio de Janeiro.
O SPA vai muito bem obrigado, mas o Café como existia já não funciona mais e eu fui dando outros rumos à vida, embora nunca tenha deixado realmente de cozinhar e pesquisar, tudo porém, em petit comitê.
Seja por questões ecológicas ou por questões humanitárias ou por intolerância de qualquer outra ordem, vejo que as pessoas hoje fazem pelo menos uma tentativa de diminuir o consumo animal em suas dietas.
O número de vegetarianos no mundo cresceu bastante.
A gente já não é mais apontada como bicho grilo e consegue na maioria dos restaurantes mais do que só folhas de alface e legumes (ultra) cozidos em água e sal.
Pessoalmente acho que cada um deve seguir o que seu coração manda, acho apenas que não custa dar uma chance para um sabor novo, uma nova descoberta e quem sabe até, uma nova aptidão?
Nos últimos vinte e alguns nos tenho sido lacto vegetariana e duas foram as coisas que me fizeram buscar o Cordon Vert.
Uma delas, a mais importante, foi tratar de melhorar o visual e o conteúdo da comida vegetariana que sempre me parecia pesadona e carecia de beleza e equilíbrio nutricional.
Acontece muito entre pessoas que resolvem do dia para a noite seguir uma alimentação terminarem desnutridas e até obesas, entre vegetarianos isso é bastante comum.
O Cordon Vert me atualizou muito no quesito sabor e visual, duas coisas fundamentais para quem gosta de comer, e esse é definitivamente o meu caso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário