sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

vai comer tomates?

Adoro tomates e suas diversas formas de uso. Em sopas, saladas, sucos, molhos e doces. Secos, molhados, desidratados ou blushed, os semi desidratados. Tomates pertencem a família das frutas e o vermelho vitaminado é o licopeno, que se observarmos bem de perto é sempre desigual, quase artesanal e quanto mais forte mais rico em betacarroteno que é precursor da vitamina A e basta um pouquinho, um fio apenas de azeite de oliva para transportá-lo pelo corpo com facilidade além de realçar seu sabor natural. Bom pra pele? Também para as unhas e os cabelos.
A gente se habitua a certos commodities que nem sempre nos fazem bem, o congelado é um deles e apesar de afirmações quanto a não perderem o valor nutritivo, perdem em vitalidade e frescor. Eu pessoalmente considero quase uma ofensa torná-los um hábito diário que nos faz terminar esquecendo como é bom comida de verdade sem aditivos, sem agrotóxicos. Agrotóxico... É esse mesmo o assunto dos tomates... e no Brasil infelizmente são quase unha e carne, com licença da impropriedade... Aqui os tomates são tratados a pesticida como o monocrotofós, ingrediente ativo que teve o uso proibido em novembro de 2006, em razão de sua alta toxicidade além do metamidofós...Ficam na gente, não são eliminados, e não é possível neutralizar agrotóxicos no organismo completamente e se a crença popular é de que quanto mais cozidos mais purinhos ficam, no que diz respeito a defensivos agrícolas esse é um ledo engano, apenas mais um mito, o cozimento nesse caso potencializa o veneno.
Fazer o quê? Comprar orgânicos, pelo menos tomates e pimentões se achar que todo o resto é muito caro, mas dou um conselho útil antes da decisão final: mais vale uma boa alimentação ainda que um pouco mais cara do que uma saúde precária alimentada a remédios fortes e com efeitos colaterais, e se de todo nem os tomates orgânicos tiverem espaço no orçamento doméstico então o melhor é usar os pellati enlatados, mas atenção... somente os italianos! Porque se aqui existe legislação sem controle, na Itália os tomates são tratados quase como membros das famílias de quem os planta.
Eu adoro as receitas italianas, tão pródigas e perfumadas e os tomates podem ser usados de forma universal, se prestam a pratos frios ou quentes ou apenas cortados em rodelas com azeite, sal grosso e orégano já são em si mesmos uma festa. Com certeza cada um tem uma receita de tomates que é deliciosa e algumas estão na família há tantos anos que se tornaram uma tradição. Seguem umas receitinhas saborosas para terminar um dia estressante de forma relaxada...

Bloody Mary com saquê

1 medida de saquê
4 medidas de suco de tomates (pode ser o de garrafa ou o pellati batido no liquidificador)
1 rodela de limão siciliano
1 talo bonito e firme de aipo(salsão)
gotas de molho inglês
gotas de tabasco
1pitada de pimenta rosa ralada
cubos de gelo filtrado

separe o aipo e o limão e bata o resto no liquidificador, depois de pronto despeje em copo alto, coloque a rodela de limão dentro do copo e use o aipo para mexer a mistura, salpique a pimenta por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário