sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PÃO DE NATAL

Pão de frutas secas e nozes


200 gr de farinha integral
100 gr de farinha de trigo
1 cl de sobremesa de fermento granulado ou um tablete de fermento fresco
1 copo de água morna(temperatura do corpo)
1 cl de sobremesa de açúcar
1 litro de água morna
Frutas secas variadas e nozes

Ligue o forno enquanto prepara o pão.
Numa tigela grande coloque o fermento, o copo de água morna, um punhado de farinha de trigo, o açúcar e misture ( a consistência deve ser meio mole), tampe com um prato e deixe fermentando por 15 minutos, depois desse tempo a mistura deve estar borbulhada.
Acrescente alternadamente as farinhas e a água aos poucos, misturando bem. Não vai ser necessário usar todo o litro de água, assim que a massa soltar das mãos comece a sovar.
Desligue o forno, se estiver muito quente deixe a porta ligeiramente aberta para esfriar.
Quando a massa estiver suficientemente sovada (pressione de leve o dedo na massa que deve subir de volta), leve para descansar enfarinhada e coberta por aproximadamente 1 hora no forno desligado, depois junte as frutas e nozes, sove um pouco mais, enfarinhe uma forma e coloque a massa de volta no forno desligado para que ‘cresça’ por mais ½ hora. De forma e leve ao forno médio/quente por 25/30 minutos, retire do forno e bata no fundo do pão se o som for “oco” ele está pronto, coloque sobre uma grelha para esfriar e pincele o pão ainda quente com uma mistura de manteiga derretida (1 cl de chá) e açúcar mascavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário