sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

CURIOSIDADES CULINÁRIAS

É verdade que devemos, pelo menos às vezes, nos preocupar com o teor de toxidade daquilo que ingerimos, porém isso não deve comprometer o prazer de comer, afinal encarar comida como obrigação destrói uma de suas grandes funções que é a socialização. Em torno da comida perpetuamos rituais de vida, convivência e às vezes de morte. Conta-se que nos idos de 1670, François Vatel o grande cozinheiro e maître d'hôtel francês, suicidou-se após um suposto fracasso culinário durante o último de uma série de banquetes preparados num fim de semana para Luiz XIV e a nobreza francesa, composta de 3000 pessoas no castelo de Chantilly.
Existem várias estórias sobre erros culinários que redundaram em acerto e se tornaram famosos, como é o caso das irmãs Tatin criadoras do doce que leva seu nome e que foi fruto de uma distração na cocção da sua famosa torta de maçã levada ao forno sem a massa. Ao perceberem o erro e na tentativa de fazer um conserto meio tardio cobriram as maçãs com a pâte sablée e como resultado as maçãs não respiraram e caramelizaram, dando forma a uma nova versão da torta que fez tanto sucesso que tem hoje em dia uma confraria exclusiva na frança que a defende, promove e prestigia.
Se em algum momento optamos por, ou temos que seguir alguma dieta especial não significa nos habituarmos ao sem sal, porque até mesmo o sal pode ser substituído por sabores especiais. Não é recomendável exagerar nas fibras, farinhas e queijos que em excesso tornam a comida indigesta e pesada fazendo com que a opção vegetariana, por exemplo, seja alvo de muxoxos ao invés de gemidos de prazer.
Nem se trata, muito menos, de travestir os sabores verdadeiros por outros incógnitos usando molhos em profusão.
Usando-se de tudo um pouco de forma sutil e equilibrada é possível transformar o que poderia vir a ser um provável sacrifício numa dieta leve e bem humorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário